terça-feira, 12 de julho de 2011

O jovem e a política.

Fica a expectativa para que num futuro próximo, as novas gerações tenham a possibilidade de acordar para o aprimoramento político do nosso país. Vivemos em uma época onde a informação é constante e segura. Tudo acontece muito rapidamente. Temos a possibilidade de postar um vídeo, um tweet ou até mesmo um texto em qualquer blog.

Com todas essas ferramentas, temos a necessidade de nos organizar. Requerer nossos direitos e fazer parte da mudança política do nosso país.

É notável, atualmente, que a grande maioria dos jovens não se interessa pela política. A juventude dos anos 60 e 80 tinham uma participação marcante no futuro político do Brasil e essa característica foi perdida no decorrer do tempo. O que é necessário fazer para que os jovens voltem a ter uma postura mais presente no congresso brasileiro?

Participe, deixe sua opinião.

17 comentários:

  1. Pois é, hoje em dia os jovens não pensam mesmo na política. O importante para eles é sair, encher a cara, pegação e diversão, não dando a mínima para nada, nem para o próprio corpo. Mais na hora de cobrar alguma coisa, na hora de pedir alguma coisa, a primeira pessoa que eles procuram, a primeira pessoa que eles agridem, são os políticos.

    Hoje em dia é mais complicado despertar o interesse dos jovens pela política. Até por que é algo meio complexo visto pela grande maioria. E também por causa do esterótipo que os políticos levam de ladrões.
    Acredito que falta programas de interatividade dentro das escolas, não apenas campanhas fora delas, mais começa tudo dentro das escolas.
    Os próprios alunos poderiam fazer isso. Da maneira deles, tentar despertar o interesse de outros jovens, com as suas opiniões, criticas e bota-las em prática. Á partir dai então acredito que, os mais interessados, vão se revelar e vai atrair muito mais jovens.

    ResponderExcluir
  2. No meu ponto de vista, política é igual a pilantragem. Não tenho culpa se os próprios políticos ao invés de mudar isso tentam cada vez mais demonstrar que a maioria não presta e não esta nem aí para o país.
    Acho interessante os jovens desenvolverem um SENSO político, na real, o que precisam é de um pouco de vergonha na cara mesmo. Vejo jovens reclamando o tempo todo de tudo e esperando que algo mude. Se você quer que algo mude, levante a bunda gorda da cadeira do seu computador, largue um pouco o seu conforto e vá a luta.

    Jovens são acomodados, estando envolvido com política, se acomodarão mais ainda e quando formos ver, o Brasil estará um caos. A política é uma escola de acomodados.

    ResponderExcluir
  3. É, escola de acomodados por que muitos entram nela com essa intenção, de se acomodar, como dizem, dinheiro fácil. Nem todos são assim, e se no Brasil a sociedade continuar com esse mesmo pensamento, nunca vai mudar, a tendência é piorar.
    Por isso acho que o voto não deveria ser obrigatório. Assim, os trouxas que acham que voto não serve para nada, não perderiam tempo votando em qualquer um. Esses "votos aleatórios" elegem podridões que hoje fazem parte do senado.
    Infelizmente é assim. E felizmente é assim que penso.

    ResponderExcluir
  4. Se o voto não fosse obrigatório seria pior ainda Kaio, pois aí, pessoas que sabem pensar e não se deixam influenciar, seriam cada vez mais atrapalhadas pela "compra de votos".
    Os políticos deixam uma região do Brasil miserável apenas para que possam chegar lá e oferecer pouco para conseguir muito.
    Acho que oferecer bolsas famílias, fome zero e tudo mais, é uma ótima forma de ser um acomodado no poder. Usar o dinheiro do povo para beneficiar uma pequena parcela do povo?

    O que falta no Brasil, não são jovens e sim, pessoas dispostas a mudar, a crescer, sem medo.

    Mas a real é que, na política, quem é politicamente correto, morre cedo.

    ResponderExcluir
  5. Ahhh! Lembraram da compra de votos. A cada eleição que acontece, a compra de votos é mais escancarada. Passei por isso sendo candidato a Vice Prefeito na minha cidade. Enquanto minha campanha não tinha dinheiro nem pra publicidade, a campanha do atual Prefeito, que tem a máquina pública na mão, tinha dinheiro de sobra para fazer o que sempre fazem.

    Nosso sistema está falido. Infelizmente a situação é cada vez pior. Mas mesmo assim, ainda acredito numa mudança. Acredito que podemos mudar a situação de tudo isso.

    Na contramão da intenção de mudança, vejo a situação da maioria dos jovens. Preocupados em ser colírios, preocupados com a mesada ou preocupados com o conforto que os pais proporcionam.

    Cheidi sempre andou na contramão de tudo isso. Poderia nos passar a fórmula?

    ResponderExcluir
  6. Sim Cheidi, mais acredito que seria um pouco melhor. Quem realmente queira votar, já vai consciente, e não se deixa levar por qualquer coisa, alias, não vende seu voto.
    Exatamente, falta pessoas dispostas para mudar, mais começa desde jovem, e hoje em dia, ninguém se importa. Voto desde os meus 16 anos, enquanto muitos, até amigos, nem se importavam, e ainda reclamaram por fazer 18 e ser obrigatório. São esses votos que prejudica, são esses votos obrigatórios que elegem podridões como já disse. E se hoje, a política está assim, parte desta cagada é dos jovens ;)

    ResponderExcluir
  7. Claro, não é tão difícil se for parar para pensar. É só você acreditar que você é parte do mundo e se quiser que o mundo melhore, quem tem que melhorar é você.
    Não adianta tentar mudar outras pessoas, nós é que temos que mudar.
    As coisas só acontecem com iniciativa. Toda caminhada só existe depois de um primeiro passo de inicio.

    É só você deixar de se prender a um sistema corrupto e capitalista e começar a ter uma identidade, um senso crítico, é você se perguntar "Isso está realmente bom?" e se não estiver, não cruzar os braços e esperar mudar e sim, fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  8. Kaio, eu tenho 20 anos e nem título de eleitor tenho. Nada é obrigatório. Todo ser humano é livre para ir e vir, para pensar. Isso é a democracia não? A liberdade de ESCOLHA. Eu escolho o que quero e o que não quero fazer.

    Isso é errado? Talvez pra você e para a maioria do Brasil, mas para mim, é correto. Não gosto de votar pois me sentiria cada vez mais culpado olhando que a pessoa que me pareceu mais digna e boa não passava apenas de uma boa atriz e agora está lá em cima, roubando, escondendo e não fazendo nada, graças a minha ajuda.
    Prefiro sair nas ruas, dando comida para pessoas que precisam do que ficar em casa me lamentando por um político corrupto que não ajuda em nada.

    A ajuda é um pequeno ato, não precisa ser algo grande, mas que já faz a diferença.
    As vezes o nada pra você já é tudo pra alguém;

    ResponderExcluir
  9. Entendo a atitude do Cheidi. Entendo e bato palmas. Entendo que a democracia, de fato, é imposta pela liberdade de escolhas.

    Entendo que as pequenas atitudes, somadas a proporções maiores, se tornam de extrema importância para o fortalecimento do nosso país.

    Mas a pergunta que fica, é exatamente essa: O que fazer para ajudar a parte que não pensa? A educação do nosso país está completamente sucateada. Todo ano temos milhares de alunos sendo jogados no "Mercado" sem ter ao menos um senso critico.

    Fico imaginando a geração dos meus netos, bisnetos. Confesso que prefiro nem ficar pensando.

    ResponderExcluir
  10. Politicamente falando, é errado já que o voto no Brasil é obrigatório. Mais vai de você, votar ou não, tirar seu título ou não.
    A questão daqui, é a política, e não de pequenos atos. Não que não sejam importantes, mais ai já desvia um pouco do assunto que estamos discutindo, que é a política.
    Em fim, cada um age de acordo com a própria consciência.
    E você acaba entrando em controvérsia com o que você mesmo disse. Por isso acredito que voto não deveria ser obrigatório, já que mesmo sendo, pessoas como você não votam até hoje.
    Sacou meu ponto de vista? rs

    ResponderExcluir
  11. Exatamente, pessoas com SENSO CRÍTICO não votam.
    Se o voto fosse uma "ESCOLHA" as pessoas que pensam deixariam de votar e só a massa que teria seus votos "comprados" é que votariam, então, seria exatamente a mesma bosta que é hoje.

    As pequenas atitudes não fazem parte da política, você tem razão. Na política tudo é grande, os roubos, as conspirações e tudo mais.

    É exatamente por isso que fico com as pequenas atitudes, por não serem políticas e sim BOAS.

    Eu não vou tirar meu título de eleitor, eu sou parte da DEMOCRACIA e não da ditadura. Eles aplicaram uma coisa sem saber o que ela significa?

    Eu não vou mudar, pois mudando eu seria apenas mais um preso em um sistema ridículo e corrupto.
    Para que eles mudem, as pessoas precisam mudar, não posso obrigar ninguém a mudar, logo quem muda sou eu. Eu faço a minha pequena parte em um grande ciclo "Corrupto-social".

    ResponderExcluir
  12. De qualquer forma, me preocupa muito o caminho que o nosso país vem tomando. O mundo capitalista implantado pelos políticos, está cada vez mais cravado em nossa sociedade!

    Ninguém mais tem a curiosidade de fazer perguntas. Por que disso, por que daquilo. Estamos aceitando tudo da forma mais passiva possível.

    Me preocupa demais. Principalmente a educação. Acredito que a única forma de mudança, é a sustentação de uma educação de qualidade. E esta realidade está cada vez mais distante. É uma pena.

    ResponderExcluir
  13. Calma Dennys, tudo tem seu tempo!
    Eu ainda vou abrir minha escola de Letras e vou ensinar as pessoas a pensarem. :)

    ResponderExcluir
  14. O incentivo na escola é impactante. Em todas as escolas que freqüentei, e freqüento, posso afirmar que nenhuma delas propôs algum tipo de envolvimento com a política. Não houve uma palestra ou uma pesquisa (quando não sobre algum "escândalo") sequer. No mais aparente, comentários em aula. Meu envolvimento (e posso dizer interesse) com a política é extremamente baixo. Me vejo num meio apolítico, onde família, amigos, colegas e se não até professores não demonstram interesse no assunto. Posso abrir um livro ou uma página na internet, ler, pesquisar, procurar, compartilhar e me informar, mas a importância que não é colocada na política continua. Falam em ir à luta e em aumentar o interesse dos jovens. Mas o que seria a luta pra vocês? Como, aliás. Como é o envolvimento que o jovem precisa ter? Só o conhecimento não basta. É necessário, mas não basta. Mudança em massa, de si. E quais ações?

    ResponderExcluir
  15. Pois é Denão, escola, educação.
    O que no Brasil é uma merda, falando o português claro e estúpido.
    E não retiro sua razão Cheidi, se da minha forma eu faço a diferença, você com seus pequenos atos faz também!

    ResponderExcluir
  16. Acho que o primeiro fato, o primordial é retomar valores.
    Quando eu era pequeno as pessoas sonhavam em ser médicas, engenheiras, coisas importantes, hoje em dia, os meninos sonham em ser colírio da capricho e as meninas querem ficar votando loucamente para ganhar um tweet em resposta.
    Olha, meu mais sincero "VÃO TOMAR NO MEIO DO CU".
    A primeira questão é fazer com que os jovens criem uma identidade, pois eles estão perdidos em modinhas ridículas e fúteis. Estão totalmente a merce da mídia e isso é horrível.
    A mídia é manipuladora e é muito boa para esconder fatos importantes.

    Então, penso eu, o que é mais importante do que ter conhecimento, é ter VONTADE de aprender e possuir um senso crítico, uma personalidade, algo que pense e não apenas aceite.

    Os jovens precisam deixar de ser marionetes.

    ResponderExcluir
  17. Como o Dennys disse "Fico imaginando a geração dos meus netos, bisnetos. Confesso que prefiro nem ficar pensando."

    ResponderExcluir