quinta-feira, 14 de julho de 2011

Juventude Democratas afirma: Estudante vota em estudante.

"Para Centro Acadêmico, DCE, União Estadual dos Estudantes e UNE, estudante precisa votar em estudante, não em partido". A frase é de João Victor Guedes, presidente da Juventude de Minas, que propõe uma nova forma de pensar a política estudantil. Ele retirou a candidatura da chapa No Lombo do Jumento e propôs a democratização do movimento durante o 42º Congresso da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG).

A ideia é simples: em um cenário onde os Congressos ficam marcados pelas disputas partidárias, chegou a hora de acompanhar os movimentos civis internacionais e dar a cada estudante o poder de definir as bandeiras estudantis sem a necessidade de intermediários. A Juventude Democratas propôs que, independente de quem estiver a frente da UEE-MG, as políticas da entidade sejam definidas por meio de plebiscitos.

A ideia ecoou durante Congresso e recebeu apoio de estudantes de todos os campos ideológicos, mantendo a @JDemMG em um patamar acima das discussões entre partido A ou B.

No Congresso, realizado em Divinópolis, no campus avançado da Universidade Federal de São João del-Rei, foi eleito o aluno de história da UNIFAL Rafael Leal (UJS/PCdoB) como novo presidente da entidade. Também esteve por lá o vice-presidente da Juventude Democratas para o Sudoeste de Minas, Ulisses Araujo, e o coordenador do Núcleo UFSJ, PHD Pereira

Resultado Final:

Chapa 4 – Presente de luta que nos faz sonhar (UJS/PCdoB, Kizomba/PT, Mudança/PT, Tribo/PT, CNB/PT e JMDB): 248 votos
Chapa 3 – Oposição Unificada (PCR, PDT, PPS, AE/PT e Trabalho/PT): 122 votos
Chapa 2 – Vamos a luta (PSOL e PCB): 17 votos
Chapa 1 – No Lombo do Jumento (Juventude Democratas): retirou a chapa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário